Rapport e Escuta Ativa

Na minha jornada profissional, seja como executivo, consultor ou professor, os assuntos que envolvem os relacionamentos interpessoais são objeto de estudo constante. No âmbito pessoal ou profissional, quanto mais habilidosos somos nas hoje chamadas “Soft Skills”, melhores resultados temos.

As competências que favorecem o relacionamento, a comunicação, negociação, influência, vendas, liderança, trabalho em equipe etc., são, atualmente, tão ou mais valorizadas do que as habilidades técnicas, isso porque, diferentemente das competências técnicas, as comportamentais requerem uma real transformação do ser, para que sejam, de fato, percebidas como competência.

Destas, talvez a habilidade de ouvir ativamente e ainda, a habilidade de se conectar genuinamente com o outro (rapport) sejam as mais importantes.

Vamos falar um pouco sobre isso.

Rubem Alves diz no seu texto Ouvirtude, que “O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção”.

Ouvir ativamente está longe de ser algo passivo. Requer compromisso e genuíno interesse. Ao dar atenção ao outro, de maneira interessada, você demonstra interesse pelo que o outro tem a falar – seu problema, sua opinião, seu comentário – e isso faz com que ele se sinta valorizado e satisfeito. E isto, quando é percebido, produz no interlocutor (de maneira inconsciente), um sentimento de reciprocidade. 

Desde o início dos tempos, semelhante atrai semelhante, e através da escuta ativa, podemos nos conectar com as pessoas ao nosso redor em um nível extremamente poderoso e eficaz. Falaremos mais sobre isso e sobre as técnicas para produzir essa escuta no próximo artigo.

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Newton Rodrigues Lima

Newton Rodrigues Lima

É palestrante e professor de cursos de MBA da FGV e do IAG da PUC-Rio há mais de 20 anos, tendo recebido diversos prêmios. Sócio e CEO da Blueway Consultoria. Possui mais de 30 anos de experiência como executivo de organizações nacionais e multinacionais. É consultor de empresas nas áreas de estratégia, marketing, vendas, operações e RH. Possui Ph.D. em Business Administration (Flórida, EUA), Mestre em Engenharia de Produção (Califórnia, EUA), com especialização em Negociação pela Harvard Law School e em Mediação, pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), é Engenheiro de formação.
Newton Rodrigues Lima

Newton Rodrigues Lima

É palestrante e professor de cursos de MBA da FGV e do IAG da PUC-Rio há mais de 20 anos, tendo recebido diversos prêmios. Sócio e CEO da Blueway Consultoria. Possui mais de 30 anos de experiência como executivo de organizações nacionais e multinacionais. É consultor de empresas nas áreas de estratégia, marketing, vendas, operações e RH. Possui Ph.D. em Business Administration (Flórida, EUA), Mestre em Engenharia de Produção (Califórnia, EUA), com especialização em Negociação pela Harvard Law School e em Mediação, pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), é Engenheiro de formação.

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