Hoje em dia, muitas vezes somos influenciados a tomar decisões no dia a dia sem saber. É comum fazermos uma escolha e só depois nos perguntarmos por que optamos por aquela alternativa.
Isso acontece nas decisões em geral, sejam elas compras em um shopping, seleção de um candidato, escolha de quem demitir, compras pela internet, negociações de negócios ou pessoais, votações, ações que tomamos etc. Selecionamos um caminho, muitas vezes sem ter a menor noção do que está por trás.
Durante o Carnaval de 2020, eu recebi de um amigo que vive nos EUA a indicação para assistir o TED Talk abaixo “Facebook’s role in Brexit”, apresentado por Carole Cadwalladr (https://www.youtube.com/watch?v=OQSMr-3GGvQ). Diz respeito ao uso do Facebook como ferramenta para a implantação de estratégias de influência.
Ao assistir o vídeo, fiquei muito impressionado. É um vídeo muito esclarecedor e ao mesmo tempo pude confirmar a aplicação da Neurociência para influenciar a maioria do povo de uma nação a fazer uma escolha extremamente relevante. As descobertas do estudo da mente humana foram utilizadas como estratégia e obteve grande êxito no BREXIT.
No livro que eu escrevi e publiquei em 2017 (“Negociação de Alto impacto com técnicas do Neuromarketing” – Editora Brasport), eu falo sobre a aplicação das descobertas da Neurociência, do Neuromarketing e de outros estudos sobre a mente nas Negociações. Nele, eu identifiquei e proponho 17 Neurotáticas (nome atribuído por mim).
No TED Talk em questão, pude verificar que foram aplicadas a Neurotática 1:“As Forças gêmeas da Dor e do Prazer” (medo, no papel de dor); a Neurotática 2: “Razões emocionais” (raiva e medo); e a Neurotática 12: “Confirmação social: em sintonia com o que acontece ao redor” (o efeito Manada). Essas três táticas compuseram a alavanca que persuadiu a maior parte da população pela saída da Grã Bretanha da União Europeia.
Assim, seja para melhor compreender as razões das nossas decisões e nos proteger, seja para aumentar o seu poder de liderança, de influência, de venda, de negociação etc. eu proponho a pesquisa e a leitura desse assunto fascinante, que é a aplicação prática da Neurociência